sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Mudança do corpo da mulher durante a gravidez

Para transportar alimentar e dar a luz o seu filho o corpo da mulher sofre muita mudanças das quais provocadas pelas hormonas Essas hormonas por sua vez são produzidas pela placenta, que em associação com as duas glandulas que são as supra-renais e o fígado do feto os estrogéneos preparam o útero para receber e alojar o feto.
Estas hormonas alargam e amaciam os ligamentos e tecidos para facilitar o parto, preparam os seios para amamentar as crianças.
A progesterona evita contracção do utero, o que supostamente iria provocar aborto, e complementa a função dos estrogéneos. na maioria dos casos, o útero da mulher grávida aumenta para cerca de 20 vezes o seu volume normal. os seios tambem aumentam o seu velume,a vagina dilata- se o volume sanguineo aumenta o que significa que a mulher possui mais de 1litro de sangue no organismo o que obriga o coração trabalhar esforçosamente. O ritimo respiratório acelera- se, inspira- se mais oxigênio. também nota- se aumento de quantidade esxessiva de urina. os seios podem pender se não usarem um bom soutien.





Desenvolvimento do volume do útero



o umbigo saliente, tipo dos últimos meses antes do parto. as hormonas femininas provocam o crescimento dos seios durante a gravidez, mas inibem a produção de leite. uma vez nascido o bebé, a barreira hormonal quebra- se provavelmente facilita a expulsão da placenta. a pituitária aumenta a sua secreção da hormona prolatina o que estimula a produção de leite . a occitocina, a hormona que também actua como um estimulante uterino, contribui para a produção de leite, permitindo o movimento doleite para os receptáculos nos seios, para onde é armazenado. o fluxo de leite materno começa, em geral, alguns dias apos o parto, embora a mãe segregue uma substância chamada colostro durante os primeiros dias.


Varizes






A carga sanguínea da parte inferior do corpo, abaixo do útero, sofre um consideravel acréscimo com a modificação dos fluxos descritos, as veias da bacia, da vulva, do recto, das coxas e das pernas dilatam-se, a fim de suportarem este afloxo. A accão da progesterona acentua ainda mais esta dilatação.

Alinhar ao centroDistensão da parede abdominal


Á medida que o útero atinge o volume necessário, vai distendendo a parede abdominal. A distensão é de tal modo importante que grande parte das mulheres tem dificuldade em imabinar que após o parto tudo regressará á normalidade.













,